sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projeto Espaço Verde




Justificativa
Segundo a reportagem do jornalista José Alves, dados do Censo Escolar de 2008, disponível no INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), indicam que o número de matrículas no Ensino Médio cai pela metade em relação ao acesso de estudantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas redes públicas estaduais e municipais e de escolas, em todo o país.
Em primeiro fica o questionamento: o que esses números apontam? Será alta de motivação e de um currículo mais dinâmico, e inovador, onde realmente aproximem o conteúdo visto na sala de aula com a realidade do cotidiano do jovem.
Achei interessante a colocação de Mozart Neves Ramos, Vice-presidente da câmara de Educação Básica do Conselho Nacional (CNE) e presidente executivo do movimento, Todos pela Educação, “a maioria dos jovens que deixam de estudar no Ensino Médio brasileiro o faz por desmotivação.” Pesquisa realizada em 2007 pela ONG Ações Educativa, que ouviu 880alunos de cinco escolas de Ensino Médio, também aponta a necessidade de se construir um elo entre a escola e o desafio da juventude.
Diante de tamanho desafio é que me proponho a trabalhar na Escola de Ensino Médio Ricardo de Souza Neves um Projeto Espaço Verde interdisciplinar enfocando a valorização da sustentabilidade de ações que conservem o Meio Ambiente nas suas variadas formas e que contemplem os conteúdos relecionados com o tema e também seja trabalhado, um elo entre a teoria e prática, promovendo assim uma aprendizagem significativa e eficaz.

Objetivo Geral
• Trabalhar o Projeto Espaço verde de maneira criativa e inovadora, que proporcione o sucesso nas atividades interdisciplinares bem como a formação integral dos alunos, visando garantir atitudes de sustentabilidade;
• Valorizar as atitudes verdes e priorizá-las no processo educativo, a fim de preparar as gerações de hoje para um futuro de qualidade;
•Público Alvo: Alunos do Ensino Médio;
• Tempo de duração: Durante o ano letivo de 2010;
Ações:
•Divulgação e sensibilização do projeto com o coletivo dos professores na semana pedagógica;
• Divulgação e sensibilização com os pais nas reuniões de Pais e Mestres;
•Divulgação e sensibilização com os alunos nos momentos de disciplina no primeiro dia de aula ;
• Planejamento dos conteúdos nas áreas de conhecimento de maneira interdisciplinar;
• Elaboração de miniprojeto em parceria com os Ambientes alternativos;
• Construção de um canteiro de hortaliças;
• Evitar desperdícios de água e energia elétrica;
• Não poluir o ambiente com papéis de balas, chicletes, latas de alimentos, sacos plásticos etc.;
• Evitar usar copos descartáveis e sacolas plásticas;
•Usar materiais ecológicos para não poluir o meio ambiente;
•Associação de teoria e prática, com ênfase a atividades práticas e experimentais como aulas de laboratórios e oficinas;
•Uso das TIC’s (Multimeios) ;
•Aula de Campo (Projeto Perímetro Irrigado Baixo Acaraú) ;
• Buscar economizar recursos naturais em tudo o que se faz;

Culminância do Projeto

• Intercâmbio dos trabalhos exitosos;

Metodologia

O projeto VERDE envolverá toda comunidade escolar, priorizando professores alunos e núcleo gestor, para garantir seu bom êxito. Suas ações estarão contempladas na proposta pedagógica das disciplinas das três ares de conhecimento objetivando uma aprendizagem significativa, eficiente e eficaz do aluno. Vale ressaltar que todo conteúdo deverá ser trabalhado na práxis de forma que aproximem os jovens do seu cotidiano para que eles se sintam motivados a participar ativamente das atividades propostas no projeto.

Resultados esperados

•Consciência ecológica de 80% dos alunos envolvidos;
• Escola 100% ecológica;
• Canteiro de hortaliças construído;

Avaliação

O Projeto será avaliado semanalmente nos planejamentos por área e nos encontros pedagógicos para que ele seja continuo e sistemático no cotidiano das ações de seus agentes e acompanhado através de gráficos e enquetes e carômetros que demonstrem o andamento e a conclusão do projeto.

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